sábado, 11 de dezembro de 2010

Sinônimo de igualdade


A pauta sobre o Aquecimento Global é cada vez mais abordada pela mídia, nas escolas, universidades, palestras, conferências e até mesmo em nossas casas. A preservação do meio ambiente já é algo estudado, discutido e debatido por todos nós. A procura de novas fontes energéticas, da diminuição dos gases poluentes e da preservação da água potável é realizada pela grande maioria das nações mundiais.

Segundo países patrocinadores da resolução do problema da falta de água potável e saneamento básico das diversas nações do planeta, cerca de 884 milhões de pessoas carecem desse recurso mineral. Mais de 2,6 milhões não têm saneamento básico e cerca de 1,5 milhão de crianças menores de cinco anos morrem a cada ano por causa de doenças provenientes da falta desses recursos básicos.

Na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), ocorrida em julho deste ano, a ONU aprovou uma resolução afirmando o direito universal à água potável e ao saneamento. Entretanto, mais de 40 países se abstiveram, contestando que o tema não está contemplado no direito internacional.

Mesmo se os problemas relacionados ao meio ambiente fossem solucionados daqui há alguns anos, a água potável não seria usufruída por todas as populações, nem muito menos seria encontrada na grande maioria dos lares. Água potável para todos é sinônimo de igualdade. E igualdade na atual configuração da sociedade capitalista mundial é utopia.

Contudo, deve-se ter em mente que nada na vida é imutável. Afinal, impérios como o egípcio, grego e o romano foram extintos. Portanto, devemos acreditar que um dia a consciência, a compaixão e o amor poderão falar mais alto. Para se dar início a essa revolução basta apenas que pequenas ações comecem a ser postas em prática por nós, como por exemplo: não jogar papel de bala pela janela do carro, dar oportunidade e ajudar ao próximo, ou simplesmente tentar escolher um bom candidato e votar consciente. São ações assim que mudam o mundo. São dos pequenos atos que surgem as grandes mudanças. Nós só não podemos ficar estáticos, sem nenhuma reação.


Nenhum comentário:

Poderá Gostar também:

Related Posts with Thumbnails